Banner PMI

Banner PMI

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ônibus maiores e modernos em linha para Uesc


Atendendo a um pedido do prefeito Newton Lima, a Empresa de Transportes São Miguel apresentou na manhã de ontem (15), nas proximidades da Praça J. J. Seabra, em frente ao Palácio Paranaguá, Centro de Ilhéus, os três novos ônibus da concessionária que farão a linha Nossa Senhora da Vitória/Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Estudos realizados pela secretaria municipal de Segurança, Transporte e Trânsito apontaram para a necessidade desta linha passar a ser servida por veículos maiores, haja vista o crescente aumento na quantidade de passageiros. Além dos ônibus que atuarão no trajeto Zona Sul/Uesc, a São Miguel também adquiriu outros três veículos que serão utilizados nas demais linhas radiais do município.
Durante a apresentação, o diretor da São Miguel, João Duarte, informou ao prefeito Newton Lima que os novos veículos são maiores e possuem capacidade para transportar cerca de 20% a mais de passageiros do que os veículos comuns. “Além disso, é fundamental ressaltar que esses ônibus são marcados pela mais absoluta acessibidade. Eles são equipados com estação elevatória, voltada para a entrada e saída de cadeirantes, todo o interior ratifica a preocupação com os portadores de necessidades especiais, como balaústres adaptados para deficientes visuais”, comenta o diretor da empresa.
                De acordo com o estudo realizado pela Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito, as linhas de transporte urbano que ligam a zona sul à Uesc, sediada no bairro do Salobrinho, zona oeste da cidade, possuem características distintas, tendo em vista o período de aulas da maioria dos cursos oferecidos. “O pico de movimento acontece no período da manhã e por volta das 18 horas, quando um maior contingente de estudantes se dirige para a universidade”, lembra o gerente da São Miguel, Josemir Sobrinho, acrescentando que “os novos veículos, que fazem parte do projeto de modernização defendido pelo prefeito Newton Lima, conseguirão atender a demanda”.
              Além do prefeito Newton Lima e do diretor da São Miguel, João Duarte, também prestigiaram a apresentação dos novos ônibus o vice-prefeito Mário Alexandre e os secretários municipais de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, de Desenvolvimento Urbano, Carlos Freitas, de Ações Regionais, Angelito Dias, de Educação, professora Lidiney Campos, e de Infraestrutura, Paulo Goulart, entre outros.
MODERNIZAÇÃO - Na manhã desta sexta-feira (15), o diretor da São Miguel, João Duarte, e o gerente da Via Metro, Vilcemar Galvão, concessionárias do transporte coletivo municipal, também apresentaram ao prefeito Newton Lima um conjunto de ações com a proposta de aperfeiçoar ainda mais o transporte público de massa em Ilhéus.
           Além da instalação de câmaras de vídeo nos ônibus e da adoção de um sistema de monitoramento de veículos por satélite (GPS), o projeto também inclui a modernização do Sistema Inteligente de Transporte (SIT). “O principal objetivo desse novo ‘modus operandi’ é pulverizar os postos de venda de vale transporte. Ou seja, se hoje temos apenas uns cinco ou seis postos de atendimento, passaremos a ter em Ilhéus dezenas de pontos de venda”, diz o técnico Luiz Gruber, da empresa paranaense Multipass.

Nenhum comentário:

Postar um comentário