Banner PMI

Banner PMI

terça-feira, 21 de junho de 2011

São João na Bahia atrairá mais de 400 mil


A festa é realizada em quase todos os 417 municípios baianos. Além de significar uma tradição, o São João representa um importante momento econômico, com a atração de muitos turistas. Neste ano, com a proximidade do feriado de Corpus Christi, os baianos terão mais dias de feriado para curtir. No interior, os arraiais possuem maior proporção, em função da tradição, folclore e elementos da cultura popular, atraindo a maioria dos visitantes e fortalecendo o turismo regional. Em alguns lugares, como Senhor do Bonfim, Amargosa, Ibicuí, Cruz das Almas, a movimentação é ainda mais intensa. Esse roteiro visa apresentar os destinos mais procurados e como chegar até eles.

Amargosa  - Localizada a 240 quilômetros de Salvador, a Cidade Jardim realiza dez dias de festa pelo segundo ano consecutivo – a festa começou no dia 17 vai até o dia 26 deste mês. Estima-se que mais de 100 mil pessoas devem passar pela cidade. Como chegar: Saindo de Salvador, o motorista deve seguir pela BR-324 até a altura da BR-101, de onde deve prosseguir até Santo Antônio de Jesus. Após essa cidade, deve seguir pela rodovia estadual até Amargosa.
Senhor do Bonfim  - Entre os dias 22 e 26 deste mês, a Capital Baiana do Forró estará realizando os festejos juninos com o tema Tradição e Alegria no Maior São João da Bahia. Localizada a 375 quilômetros de Salvador, a cidade estima receber mais de 150 mil pessoas. Como chegar: Partindo de Salvador pela BR-324, passa por Feira de Santana e vai até Capim Grosso, onde segue pela BR-407 até Senhor do Bonfim.

Cruz das Almas  - Entre os dias 22 e 26 deste mês, a cidade convida para conhecer o São João Passeando pelo Nordeste, Numa Festa de Todas as Caras, Cores e Sabores. Uma das principais atrações é a guerra de espadas. Como chegar: Saindo de Salvador, basta seguir pela BR-324, deslocando-se depois pela BR-101, sentido Sul baiano.

Ibicuí
O São João tradicional de Ibicuí acontece desde que a cidade era apenas um vilarejo. A festa foi ganhando proporção e o número de pessoas chega a ultrapassar o total de moradores da cidade. Como chegar: Saindo de Salvador, o motorista deve seguir, sentido sul, pela BR-116, até Poções. Daí é preciso trafegar mais 67 quilômetros pela BA-262 para chegar a Ibicuí.
Santo Antônio de Jesus - Saindo de Salvador, o motorista deve seguir pela BR-324 e depois utilizar a BR-101, sentido sul. Outra opção é seguir pelo ferry, passando por Nazaré.
PRODUTO TURÍSTICO - Para melhorar os índices de ocupação hoteleira em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, cidades consideradas portões aéreos do turismo no estado, a Secretaria do Turismo e a Bahiatursa, com a participação das secretarias da Segurança Pública (SSP), de Relações Institucionais (Serin), de Comunicação (Secom) e de Cultura (Secult), pretendem consolidar o São João da Bahia como um produto turístico. A operação tem investimentos de R$ 10 milhões, incluindo patrocínios obtidos para a realização da festa. Mais de 100 municípios recebem apoio para o São João, através de convênios e repasses da Caixa Econômica Federal.
            Segundo levantamento feito junto a 25 prefeituras, o São João da Bahia deve movimentar R$ 125 milhões, correspondentes às cidades de Senhor do Bonfim, Jequié, Amargosa, Cruz das Almas, Dias d’Ávila, Porto Seguro, Cachoeira, Barra, Piatã, Ubaíra, Ubaitaba, Ipirá, Tapiramutá, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo, Itaberaba, Simões Filho, Itaparica, Mata de São João, Irecê, Piritiba, Serrinha, Euclides da Cunha, Ilhéus e Camaçari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário