Banner PMI

Banner PMI

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dia mundial do combate ao trabalho infantil


Dia 12 de junho não é somente a data dos enamorados. A data lembra também uma triste realidade que é o trabalho infantil. A data foi escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), como ponto alto do protesto contra as atividades laborais feitas por crianças em vários países. Em Ilhéus, a Secretaria da Assistência Social e Trabalho de Ilhéus, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), realizou nesta segunda-feira (13) uma ação com estande e caminhada para chamar a atenção da população para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
           O Peti faz parte de um conjunto de medidas do Governo Federal, em parceria com os estados e municípios, que visa a retirada de crianças e adolescentes de 6 até 15 anos do trabalho infantil. De acordo com as novas resoluções do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o Peti deve trabalhar em parceria com outros serviços oferecidos pela secretaria, como o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), para que haja uma adaptação à realidade dessas crianças e de suas famílias. Para o titular da pasta da Assistência Social e Trabalho, Emenson Silva, a família também é parte integrante desse processo, pois ela tem o compromisso de acompanhar as atividades e promover a retirada dessas crianças do trabalho e da exploração.
           O objetivo maior do evento foi mostrar à população que lugar de criança é na escola e que ela precisa ter seus direitos e deveres respeitados. “Aprender brincando com atividades esportivas e de maneira lúdica valores culturais e de cidadania é também um dos focos deste programa”. Em Ilhéus, o Peti trabalha com mais de 1.300 crianças, divididas em núcleos espalhados nas áreas de maior vulnerabilidade social, como o Teotônio Vilela, Nossa Senhora da Vitória, Nelson Costa, Ponta da Tulha, dentre outros. O evento teve a participação da banda da Polícia Militar e da fanfarra do Colégio Paulo Américo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário